sexta-feira, 21 de setembro de 2007

A gente inundada



diário: nina lugovskaia

Era um dia desses, sabe, que o sol tá tão quente que você sente seus miolos entrando em ebulição, tão quente que aquele mundo de casas mais parece deserto e toda aquela gente que aparece você quer distância, porque você quer derreter lentamente e sozinha...Muito sozinha. E bem sozinha. Mas esse dia era especial. Tinha 180 dias que não chovia, nem sequer uma gota, uma gotinha sequer.
Nos primeiros dias, ninguém tava levando lá muita seriedade nisso, mas começou a acabar a água, foi aí que de repente todo mundo parou de andar de carro. É. Juro. Inacreditavelmente, todo mundo. Nunca vi tanta bicicleta sendo vendida, muito menos tanta gente de biquíni e sunga. Tá certo que o Brasil é um país tropical, mas o uso em massa de trajes de banho é mais comum na orla, nunca vi coisa igual nesse interior de Goiás. Uma loucura.
Até grande empresário vinha fazendo passeata nu, um deles era o Seu Tonho, um dos mais exarcebados, brandava, gritava, esperneava, provocava choro grande. Esse dava trabalho, mas muito trabalho, organizava sequestros-relâmpagos de vendedores de água, fazia protestos contra as mulheres que só namoravam caras que tinham piscina em casa. E com razão, os preços estavam exorbitantes e as mulheres querendo salvar suas peles, afinal, a piscina era a garantia financeira do matrimônio.
Seu Tonho criou um jornalzinho de papel reciclado, achou que assim ia ser mais fácil convencer as pessoas, já que quase ninguém mais se importava com usar roupas ou não. Acabou que conseguiu. Ficou popular num estalo. Todas as mães que queriam um futuro mais digno para os filhos o apoiavam. Ficou tão popular que queriam colocá-lo no governo do estado. E acabaram por tentar isso mesmo.
Campanha geral. Ninguém esperava, no meio da comodidade que nosso povo costuma levar as coisas, que isso acontecesse. O Movimento Aqüífero Goiano (MAG). Estranho? Mais ainda era seu objetivo: fabricar água. Isso mesmo. Desenvolver uma máquina com uma super bomba de hidrogênio e explodi-la numa cidade evacuada. E fizeram a bomba-máquina-hidrogenada. Para tanto que virou uma romaria. Quem apoiava ou não Seu Tonho... Jornaizinhos de papel reciclado e jornaizinhos... Ganhou as eleições.
Festa geral. Ia assumir com gosto, a primeira coisa pela qual ele tinha realmente lutado, subiu ao pódio, começou o discurso: “Gostaria de agradecer a...”.
Choveu.
Bem quando tava todo mundo achando que aquela fumaceira no céu eram fogos de artifícios, caiu foi água. Caiu, não. Despencou. Tanto que até granizo desceu do céu. E o que era um movimento virou uma revolta, executaram Seu Tonho, voltaram a seus lares, às suas casinhas e suas vidinhas pacatas e tudo ficou por isso mesmo. Sem mais jornais reciclados, nem namorados com piscinas, biquínis e sungas só quando tiver turismo, água e água sendo desperdiçada. É, o problema é que só eu lembrei de uma coisinha, uma coisinha bem desimportante. A bomba. Esqueceram da bomba. E ela vai explodir a qualquer instante. Não dá mais tempo de escrever e contar o resto. Tenho que ver meus filhos pela última vez. Precisava desabafar... Obrigada, diário.

Nenhum comentário: